segunda-feira, 1 de junho de 2009

Media Training

Com o imediatismo das mídias digitais, principalmente as alternativas, como blogs, twitter, sms, as empresas deverão se ligar com a transparência, quase que obrigatória, na comunicação com seus diversos públicos. Quem estiver fora dessa realidade, deve questionar o papel social de sua empresa, de seus negócios e de sua própria imagem empresarial.
E é principalmente na hora de um estresse que observamos se as organizações estão preparadas pra sobreviver ou superar o momento estressante. Veja o exemplo de hoje, do triste acidente aéreo da Air France. Agora são 10 e tanto da manhã, o avião tinha que ter chegado em Paris lá por 6 da manhã, o último contato com as torres de contato foi ontem por volta das 22h30, horário de Brasília, e apesar de toda a dor e estresse, a assessoria de imprensa da Air France já fez os principais levantamentos e já convocou uma coletiva. Já anunciaram imediatamente um número de telefone pra emergência (um 0800) e já instalaram na Infraero, no aeroporto do Rio, uma sala para informações para os familiares, onde só podem entrar familiares.
Acredito que nenhum de nós, profissionais de comunicação e porta-vozes, tenha pensado que isto tudo surgiu nesta madrugada. Que ligaram um pro outro ou que se plugaram e decidiram o que fazer durante a madrugada... é claro que este passo a passo inicial já estava traçado bem antes, como um plano emergencial, e agora o que se tem que administrar são os sentimentos e atendimento aos familiares. Sei que ainda é cedo, mas em comparação com outros acidentes e pelo andamento do atendimento à imprensa e familiares, espera-se que não se veja pessoas ansiosas por notícias e gritando ou querendo bater em funcionários da companhia aérea porque a primeira coisa que foi feita foi retirar do ambiente coletivo quem poderia estar descontrolado pela situação de dor podendo gerar noticias negativas na imprensa. Imagem esta que muitas vezes pode ser irreversível ou demorar muito pra voltar a ter a credibilidade com seus clientes ou com a sociedade.
Isto tudo: saber quando e como falar com a imprensa, saber o momento adequado, o que falar e como destacar os pontos positivos da empresa mesmo num momento de dor, se consegue num media training, num treinamento adequado bem antes que ocorra alguma situação de crise.
Desculpa se aproveito de um momento de dor pra fazer um pequeno comercial da importância de um media training, mas são nesses momentos que a gente pode ter um breve entendimento do que pode ser aprendido e o quanto se pode perder se deixarmos um vácuo nas informações e atitudes. É preciso estar preparado porque este é o mínimo de responsabilidade com a sociedade onde a organização está inserida. E é importante ter um planejamento anterior pois nesse momento, o que é mais importante é o sentimento e respeito pelos que estáo sofrendo e se já tver uma prioridade e treinamento anteriormente pensados, se a parte mais automática estiver planejada, sobra mais tempo para interagir com humanidade com os que sofrem.
Meus sentimentos aos familiares e vítimas da Air France!

5 comentários:

Diana Prestes disse...

Muito bom e perminente Sulamita!

Isso que colocamos no manual e isso que se espera de um bom planejamento e gerenciamento de uma empresa e de sua comunicação.

Infelizmente nem todos se tocaram da importância de ter planejamentos e se preparar. Tantos para os momentos bons, neutros e os de crise! Assim, ninguém fica tão perdido!

Parabéns pelo comentário! Saudades
Beijos

Malu Longo disse...

Parabéns, Sulamita. Muito oportunas suas observações. Sou jornalista em Goiânia, gosto muito do tema e gostaria de me aprofundar a respeito.
Um abraço!

Unknown disse...

Obrigada Diana! é isto mesmo! tem que pensar antes!!!
Malu, lançamos um manual sobre gestáo de comunicaçao em temposde crise. Entre em contato comigo pelo sulamita27@gmail.com.br
Posso tanto trocar figurinhas, como enviar o manual.
Abraços

Bruna Silveira disse...

Oi Sulamita!
Gostei muito do material escrito.
Sou de Porto Alegre e trabalho com isso também! Como posso ter este manual?
Abraço,

Bruna Silveira

João Nei disse...

Olá Sulamita, há que se chamar a atenção para as coisas que funcionam e a Air France deu bom exemplo de "gerenciamento de crise". Até agora não se denunciou nenhuma falha grave neste processo e alguns podem achar que é o mínimo que a empresa pode fazer. Mas quantas empresas estão realmente preparadas para enfrentar situação semelhante? Obrigado pela oportunidade de reflexão sobre o assunto. Parabéns.

João Nei
Curitiba