domingo, 28 de junho de 2009

Colcha de detalhes

Estou feliz com minhas empreitadas! aprendendo a valorizar pequenos detalhes e pequenas conquistas! percebendo, como acredito que sempre percebia, mas não intensamente, que a vida é realmente uma colcha de detalhes! de vez em quando bate o medo....mas respiro fundo e rapidamente me lembro de tudo que já passei e que ainda posso contribuir no mercado produtivo!
É recorrente em meus diagnósticos, principalmente no primeiro contato, a pergunta do que eu posso fazer. Então percebo como tem o que fazer em comunicação corporativa...é de impressionar... É até difícil mensurar valor de trabalho ou mesmo de tempo quando a gente começa a ver que se puxar um assunto pra organizar, vários outros começam a aparecer...é preciso foco, pois ninguém é faz tudo ou sabe tudo, é preciso cautela pra não atravessar cultura instalada nas empresas e causar um caos organizacional. Sim, conforme o que se orienta, por mais que em grandes centros mundiais seja o correto, num pequeno negócio brasileiro pode ser um erro. Descobriu a América? ....isso a gente tá cansado de saber...pois é, mas estava eu semana passada fazendo levantamentos pra um diagnóstico e percebi algumas orientações que um consultor tinha feito anteriormente...o que ele ensinou não era errado, mas bastante desfocado da realidade local. Até complicado em redirecionar ou adequar ações...um cuidado ético, pode-se dizer, pois cada um faz de um jeito, mas...Viu?! parece óbvio, mas ainda tem profissional que dita regras iguais, como um papagaio. Pra mim foi interessante porque serve de alerta pra que eu não faça este tipo de análise.
Outro ponto é alertar pra que não leve em conta o achismo....pelamordedeus, não leve em conta o achismo...hoje temos como pesquisar, como analisar, como ter um mínimo de informaçao pra fazer um bom diagnóstico. Ainda num outro momento, noutra situação, fui questionada sobre algumas ações, bastou fazer algumas perguntar básicas pra ficar claro que não era uma percepção correta...era um achismo...ainda bem que nestas horas o tempo de experiência conta e muito e pede cautela num redirecionamento ou no direcionamento de um plano de trabalho.

Nenhum comentário: