domingo, 5 de julho de 2009

Bucólico Empresarial

Fiquei pensando de onde vem a intolerância...hoje dá medo de até paquerar no trânsito e levar uma fechada...será que é o frio curitibano e a pessoa tem dormido descoberta?...
Sei lá, mas se na rua a comunicação está assim...imagina se não tá respingando na empresa...
Empresa deveria ser um ambiente pras pessoas focarem em seus propósitos e celebrar seus resultados! Mas será que isto acontece assim, desta forma tão fluída e cor de rosa? Não sei...
É a tal da comunicação verbal e não verbal, com certeza, mas principalmente é a tal da educação! Oras, como dar algo que a pessoa não teve? – irc, que chavão – mas aqui é o momento. A pessoa pode até ter uma vida cruel no seu lar, mas ela pode e deve querer mudar...pra isto é preciso que erga a cabeça e perceba outros modelos. Perceba formas de enxergar diferente. Leia, leia, leia e conheça novas culturas pra perceber que esta história de certo e errado é relativo, em culturas diferentes. Descubra novos olhares!
Ops, mas não vamos tão longe. O que quero passar como dica e oportunidade é que com a tal da competitividade empresarial cobrando cada vez mais resultados mirabolantes, as empresas têm que implantar planos de comunicação interna que inspirem o coletivo, que ressaltem o pertencimento nos resultados e mesmo antes, no planejamento.
Comunicação interna não é algo de total responsabilidade da área de comunicação e muito menos de recursos humanos, gestão de pessoas. Deve ser algo comandado por estas duas áreas, mas que permitam e motivem outras áreas a participarem. Desta forma o projeto não parecerá que tem segundas intenções, dadas pelo RH, e muito menos informar, informar, informar, pela Comunicação.
Mas interessante, estou fazendo diagnóstico de necessidades de comunicação, numa média/pequena indústria no interior do estado. A harmonia lá dentro é fantástica! O ambiente é acolhedor e depois, conversando diretamente com os funcionários você percebe que é isto mesmo, que isto é verdadeiro. Eles se ajudam, são amigos, compartilham e celebram. Refletem o bucólico do local externo, no ambiente interno da empresa! Por isto que estão crescendo, podem ter certeza! É algo deles, é resultado do empenho deles! Conhecem a história da empresa e contam com orgulho como tudo começou! Que nunca percam esta energia e este comprometimento!

2 comentários:

Edelcio Jacomassi disse...

Oi Sulamita,

Gostei muito dos artigos que publicou. Particularmente, no caso empresarial o que a gente percebe é que pessoas despreparadas em níveis de mando, com uma peculiar necessidade de exercer o poder pela autoridade, minam a relação de harmonia nas organizações.
Aliado a falta de autonomia, surgem os manuais de procedimentos e regras para cada ação e, o mais importante, que versam sobre o que o cliente e colegas não possuem o direito. Desta forma, a colaboração e participação dificultam as relações interpessoais internas.


Um grande abraço

Edelcio Jacomassi

Unknown disse...

meu amigo, gostei muito de seu comentário e um dos itens que vc escreveu, me anima pra outro post.

Até mais! Grande abraço!