quarta-feira, 8 de julho de 2009

Com dez tíquetes, a 11º pizza é grátis


Conta lá, meio da semana, quarta-feira, vamos reunir a galera...quantos tíquetes de pizza você tem guardado pra gente ganhar uma? Se for o caso, aquela de atum que ninguém gosta...hum!
O quê?! Você não tem? Não encontra? A diarista jogou fora porque você se esqueceu de cortar da caixa?...não acredito, cara...

Pois é. Programa de fidelidade pode dar nisto...em pizza, que no Brasil significa, em nada.
Uma dica é não sair por aí fazendo promoções alheias. Programa de fidelização parece que virou moda. Modismo é aquela coisa pronta que um faz e o outro copia sem fazer uma análise prévia se é por aí, feito macaquito. É claro que as boas soluções devem ser copiadas, mas não recorta e cola...tem que ser pelo menos como um quebra cabeças, onde as peças devem se encaixar e se uma for colocado fora do lugar, não entra de jeito nenhum.

Esta história dos tíquetes é um exemplo. Virou moda! Mas o que você quer com o programa de fidelidade? Aumentar a venda por si só? Vender, vender, vender, a qualquer custo?

Em tempos de crise este pensamento tão simplista de uma estratégia de marketing e de venda é no mínimo estranho e amador!
Se vender, ótimo, é ganho. Mas é preciso se relacionar com o cliente, saber quem é, o que deseja quando entra em sua empresa.
Ou seja, um programa de fidelização do cliente deve ser uma estratégia de marketing, que leva também à venda. Mas precisa agregar valor ao produto ou serviço e o cliente precisa perceber. Precisa estar às claras. Precisa perceber que foi pensado nele, no perfil dele.
Duvido e deodó que você nunca tenha entrado numa loja e a própria vendedora comentado que tal produto (que você tanto quer e paga qualquer preço), é caro...você murcha! Até compra porque quer muito, mas aquele comentário te deixa um pouco intimidado com a vendedora. Estou falando A vendedora porque eu vivi isto e foi bem ruim (mas o vestido ficou lindo!)

Em resumo: pra implantar um programa de fidelização é preciso conhecer o público, definir o foco do projeto, deve ser perceptível a vantagem para o cliente e ele tem que sentir que foi feito pra ele, sob medida. Por que ele se sente único, leva amigo, leva parente, leva até vizinho chato só pra mostrar o quanto é importante...

E da próxima vez que for implantar esta idéia de guardar 10 tíquetes, ao invés de deixar o cliente recortar os tíquetes da caixa de pizza, que tal você fazer o controle? É. Você controla e avisa da promoção. Entra em contato de vez em quando pra informar como estão os pontos, como ele pode resgatar ou até mesmo oferecendo aquela pizza de atum com um desconto, já que só faltam dois tíquetes pra ele ganhar uma ‘di grátis’. Não é outra coisa? É você se relacionando...

3 comentários:

rosangela disse...

Adorei!!! O exemplo dos tiquetes da pizza é ótimo, aqui em casa quando lebramos dos tais tiquetes, onde estão? sumiram. Minah filha guarda para pedir pizza para os amigos "duros", mas nunca dá certo. Sula, adorei a metáfora. beijo Rosângela

Bebel ritzmann disse...

OI Sulamita! Esta fidelização também acontece na assessoria de imprensa. Mesmo que o cliente deixou de ser seu assessorado e ainda você recebe um telefonema ou e-mail para saber sobre informações dele, você faz a ligação. Aproveita para ver se está tudo em ordem e se estão precisando novamente dos serviços de Assessoria de Imprensa. Continua se relacionando com os clientes.
Beijos
Valeu!
Bebel Ritzmann

Unknown disse...

Com certeza, Bebel! ainda recebo ligaçoes do Brasil todo me pedindo informaçoes do Sebrae, que trabalhei 15 anos! e já saí de lá há, deixa ver, um ano e 8 meses! Eu passo os contatos de quem está lá. Posso náo ter mais o Sebrae como cliente, neste caso de assessoria e neste momento, mas faço a fidelizaçao com o outro lado da assessoria: com o pessoal de redaçao ou com fornecedores de outros serviços que podem me ajudar hoje em meus diagnósticos!
É isto que temos que estar ligados! a fidelização precisa de referência de marca. No nosso caso, a marca é o nosso nome e nosso trabalho, não é mesmo?!
Beijos