domingo, 19 de julho de 2009

É preciso amolar o machado

Conhece esta historieta? Não sei se é fábula ou o que, só sei que a li há muito tempo!
É mais ou menos assim:
Um lenhador jovem, papudo pra caramba, vivia se gabando que era o melhor da aldeia. O lenhador mais velho, mais sábio, nunca deu bola... Mas os aldeões estavam chateados porque ele não se defendia e começaram a acreditar que o jovem era o melhor! Então um dia o velho aceitou o desafio e todos foram até a floresta. Iniciaram o corte das árvores.
Lá pelas tantas o velho se sentou e o jovem mal conseguia esconder o tanto de satisfação ao ver o que ocorria...
Quando terminou o tempo da competição, o jovem sorria de alegria e arrogância... Quando fizeram a medição... o velho ganhou! O jovem gritou, disse que houve chuncho e tudo aquilo que a gente conhece de alguém que não aceita perder. Ele gritou e esbravejou tirando sarro, falando que o velho sentou por pelo menos duas vezes, então, como ele poderia ter cortado mais que ele? Ao que, calmamente, o velho respondeu dizendo que quando ele o via sentado, ele estava amolando seu machado!
Moral da história! tem que ter? ah, você já entendeu.
Bem, além das que você viu, arrisco dizer que uma delas é que o planejamento não é brincadeira. A outra é que a gente pode admirar, descansar e curtir o que faz, mesmo que a gente sue a camisa! Por que ter o clima de competição ridícula o tempo todo? Outra coisa: não queira ser o bambambam menosprezando o outro, mostre que é bom porque é verdadeiro e não menosprezando o que os outros fazem! Pare, meu amigo, pare pra respirar, estudar, rever conceitos, mudar o rumo, sorrir, ver os filhos, acariciar o gato, remar no lago, jogar graveto pro cachorro, cozinhas na lentidão do fogão à lenha... Diversifique o que faz e viva!

Nenhum comentário: