domingo, 1 de março de 2009

Idas e vindas

Ontem meu amigo Edgard me convidou pra falar com a turma dele de pós em planejamento de comunicação, sobre o Top de Marketing e minha trajetória profissional.
Foi muito bacana poder compartilhar, falar e ouvir algumas realizações e anseios, que acontecem em toda fase de nossas vidas!
Lembrar do projeto que resultou no Top de Marketing...lembrar como surgiu, às 4 da manhã, pensando nos detalhes, nos porquês, nas oportunidades que teríamos de explicar o que era a empresa, o que ela fazia, onde ela estava, quem tinha direito a seus serviços. Me emocionei! Senti saudades de minha equipe, comprometida e apaixonada até o pescoço pelo que fazíamos – acho que é até hoje, se bem os conheço.
Um baita projeto de marketing, merecedor sim do Top de Marketing ADVB 2006!!! Erroneamente interpretado no ano seguinte, como um projeto simples de aumento de atendimento, como se isso não fosse responsabilidade também do marketing...análise equivocada de quem não é da área, que deveria mais ouvir que falar!...escrevo isso porque um dos alunos de ontem, vendo e ouvindo os resultados, perguntou sobre como se conseguir aplicar um projeto ou conseguir uma colocação no mercado de trabalho? Parecia que tudo era tão fácil, tão pronto, eu falando ali pra eles...e tive que segurar o nó na garganta! Não é fácil, meu querido, não é fácil! São idas e vindas constantes pra fazer com que uma empresa não pare no tempo e só repita o que vem sendo feito há tempos ou que fique imitando outros! E isso você só consegue se faz o que faz com paixão. Já dizia meu grande amigo, que tenho muita, muita saudade, Roberto Freire: “faça o que quiser, mas faça com paixão”. Não sei se a frase é dele, mas foi ele que me falou pela primeira vez, quando ainda meus filhos eram pequenos e tinha vontade de sair correndo sem saber o que priorizar, com vontade de abandonar tudo.
Mas voltando ao Top de Marketing que minha equipe e eu recebemos: a gente era porreta, a gente estava adiantado pra caramba na visão de marketing e oportunidade! Obrigada, Edgard, pela oportunidade de falar pra seu pessoal e lembrar da minha equipe e dos amigos que deixei na empresa que tanto defendi e que acredito até hoje em sua causa!!!

3 comentários:

Professor Rudi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Professor Rudi disse...

Paixão é o segredo!!! Parabéns pelo seu trabalho. Buscarei encontrar o "manual da crise" para compartilhar com meus alunos e aprender mais sobre ela... Sucesso!

Anônimo disse...

Cara Sulamita,
Sua palestra no dia 28/02 na especialização do IBPEX, descortinou-se a minha frente como a famosa luz no fim do túnel.
Hoje estou com 39 anos e estava me sentindo incapaz de realizar meu sonho. Você mostrou que a paixão que eu achava que havia perdido pelas comunicações, ainda está presentes em minha vida; pois a sua paixão pela profissão reacendeu a minha.
Obrigada pelas palavras e pela emoção que transbordou em sala de aula.

Abraços
Jane D'Avila