terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Se você se esconder abre brecha pro seu concorrente

Puts...dizer que crise é oportunidade é batido “dimais” da conta (já diria o mineiro com seu sotaque tão gostoso!). Mas as empresas, os colegas mercadólogos e comunicadores ainda pensarem em cortar comunicação vendo simplesmente como custo... sem palavras.
Ainda bem que tudo muda (até Ber-muda, cita um de meus sobrinhos preferidos - rs). E tenho ficado feliz em ver a crescente procura, em todos os setores, pelo tal do “mídia training”.
Mas veja se não é lógico: se você não é visto, como quer ser lembrado? Talvez no passado ainda fosse, mas hoje...é muita informação. São empresários e colegas de imprensa na correria de sempre, mas se você não se mostrar é óbvio que vão optar pelo que está mais à mão.
Vamos lá, a gente não é tão velhinho assim, mas já passou pela fase do ter, do ser e agora é do parecer ter e ser. Então mais do que nunca só fazer não é o suficiente, é preciso dizer o que faz, é preciso comunicar. A gente sabe que a divulgação por meio de um planejamento de comunicação eficiente pode garantir o reconhecimento da qualidade dos serviços, da imagem da pessoa, do produto de determinada empresa.
Alguns de meus colegas publicitários não gostam quando eu falo que a imprensa valida a publicidade. Claro que cada caso é um caso, mas pensem na complementaridade! Comunicação corporativa é complementaridade, cada qual com suas características, seu tempo certo pra entrar em cena, por isso não programe seu investimento somente em publicidade ou ainda pior, focar todo orçamento somente em assessoria de imprensa, contando com o retorno de mídia espontânea (sem custo), que nada mais é que um trabalho danado do assessor fazer a tal da mídia provocada um dia se tornar espontânea, referência! (espontânea - ufa!)
Aparecer positivamente na imprensa e até mesmo ser referência para que ela procure sua empresa quando a pauta trata de temas sobre a área em que atua, pode ser fator determinante pro planejamento de marketing.
Em tempos não tão distantes, aparecer na imprensa era privilégio de poucos. Eram os chamados 5 minutos de fama! Hoje ter seus 5 minutos na mídia, seja alternativa ou não, é mais fácil e se não forem conhecidas algumas técnicas, estes podem se tornam 5 minutos de “desfama”. Basta você pensar que está lendo um blog, é uma nova mídia e forte pra caramba, pois democraticamente podem reclamar do meu ponto de vista ou não. Isso pode acontecer com você, com seu produto, com sua empresa.
Assessorei gente pra caramba e gente de peso que nos bastidores eu ficava impressionada como desconheciam o resultado de suas palavras, de seu olhar, de sua opinião...
Conhecer as formas de como tratar os veículos de comunicação pode neutralizar alguma ação negativa que por ventura possa surgir em algum meio alternativo, como comunidades virtuais.

2 comentários:

Andréa Queirolo disse...

Sulamita,

Incrível como aprendo com suas palavras e como elas descrevem assuntos superficiais que quero entender.
O desconhecimento dos próprios resultados é a falta de valorização da área de comunicação. Todos estamos em uma nova era, as pessoas buscam cada vez mais a identificação com marcas, produtos, idéias. É o fato do parecer ter e ser - mas num nível individual. Além de consumidores somos também “consumistas emocionais”, que adquirem sentimentos. Empresas que percebem essa evolução e tocam o consumidor não apenas com produtos vão pra frente.

abração!!

Andréa

Unknown disse...

oi Andréa, gostei muito do que escreveu! e além dessa frente do consumo quase ou realmente desenfreado, vem o outro, do slow food, justamente no contraponto. Que é muito interessante. Enxergo como o resgate de sua própria vida, de suas decisões.
Agora, quanto à desvalorização da comunicação mesmo sabendo de sua importância, vai muito pelo amadorismo! Já vi alguns empresários que porque jogavam futebol com determinado reporter no final de semana, achavam que não precisavam de assessoria de imprensa, por exemplo. E muitos outros que achavam que a simples amizade com algum jornalista já resolvia a necessidade de "aparecer". Tá bom, vou mais adiante ainda um bocadinho: o fato de que fazem publicidade num determinado veículos faz com que muitos achem que tem (ainda tem o acento?...) direito a espaço editorial...e tem veículo que infelizmente faz essa relação...
E tem outra, coleguinhas de redação pegando assessoria e se pautando...
Mas são outros posts! -rs
beijão e parabéns amanhã!!!!
Sulamita