sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Tem dias...

Tem dias que a gente acorda e precisa de terapia...hoje resolvi blogar!
Quando meus filhos eram pequenos ter um emprego que me pagava religiosamente todo mês, que me trazia plano de saúde, seguro, férias, décimo terceiro, era tudo de bom (acho que ainda é, mas naquela época era necessidade de uma mãe que sustentava 3 filhos pequenos sozinha e com o cuidado de que não ficassem pra trás em muitas regalias materiais dos primos e coleguinhas, mesmo que pra isto eu tivesse 3 turnos...). Mesmo assim, quando tinha meu emprego, com estas regalias todas, sempre busquei desafios reais, como compreender qual a missão daquela empresa queu trabalhava, qual sua finalidade social e o que na minha inteligência, formação acadêmica e vivência eu poderia fazer a diferença. Quem me conhece, sabe que fui e sou assim...até já me estrepei por causa disso, onde pessoas de mal com a vida não compreendiam este meu envolvimento e achavam que era simplesmente pra aparecer ou competir (até hoje não sei com quem, mas tem muitos Dom Quixotes e seus moinhos de vento).
Hoje optei – agora com meus filhos já grandes e iniciando no mercado de trabalho com o mesmo empenho e responsabilidade que sempre tive, em seguir a missão de fazer o que amo e sei: comunicação corporativa. Mais do que um “serviço”, sinto que tenho que ter a responsabilidade social de ao invés sair detonando quem não sabe ou quem ainda tá aprendendo, procurar criar metas e ensinar o sentido de fazer aquilo daquela forma e praquele objetivo. Até porque não sei tudo e comunicação é dinâmico, tem que se adaptar aos tempos, ao local e principalmente ao “pra que comunicar”. Graças a Deus tenho encontrado pessoas maravilhosas que cada vez mais tenho certeza que sou uma pessoa muito protegida e privilegiada de ter me encontrado com elas!! Tenho conseguido fazer diferença nos lugares em que estão me dando oportunidade de atuar e isto tem sido realizador!
Mas, como também tenho descoberto nesta minha vida – tardiamente, mas já diria Mario Quintana, ”antes tarde do que à noitinha” - o mundo também é sacana. Tem gente que implica, que questiona, que incomoda e se você perguntar porque, descobre que é só pra implicar, questionar e incomodar. Não existe um por que. A pessoa acordou com frio e resolveu que hoje vai implicar com quem está quentinho. Infelizmente, acredito que você tenha alguém assim e se for perto com família então, deve ser muito horrível descobrir que se é molestado por este tipo de situação.
É, a terapia vai longe, mas assim como na terapia temos tempo, aqui no blog temos espaço. Não dá pra dar tanta volta, então vamos direto ao ponto. Nestas minhas andanças de buscar novos nichos, novos desafios e formas de dizer o quanto a comunicação é importante, tenho encontrado muita gente que trabalha por trabalhar...não põe paixão no que faz. Levanta pela manhã e como seu pão de cada dia está garantido, não importa se embolorado ou com queijo cheddar, ele abre sua agenda, se perde em sua missão, esquece porque é pago, e sai detonando o trabalho dos outros. Pergunta coisas bestas, traz teorias “vejenses” (eu vejo, tu VEJA, ele VEJA...), que você pode até contestar com teorias verdadeiras e práticas vividas, mas ta na Veja. E quando você busca explicar, ele não escuta porque as palavras já estão escorrendo feito baba preta no canto da boca porque a intençao não é compreender e já está buscando outro ponto pra implicar, questionar e incomodar.
Por isto que me questiono sobre os sistemas de concursos e emprego garantido...a que preço? Que missão? Que comprometimento? Que resultado pra bendita população brasileira, que realmente quer fazer diferente, quer ser feliz sabendo que não bate ponto, mas é responsável social em fazer um trabalho com paixão e certo de que seu resultado irá fazer diferença pra um planeta diferente...é, meu avô Alano – sábio vovô Alano – dizia que todos “são doutores no que fazem, deste que façam bem feito e com amor”. Tudo bem, estou generalizando mas a terapia, ops, o blog é meu e preciso desabafar, afinal hoje é sexta e não quero passar o fim de semana sentindo o sabor de meu super vinho português avinagrar.
Você que tem o salário no fim do mês, FGTS, férias, plano de saúde, etc e tal, garantidos, seja feliz, muito feliz!!!! Mas cuide pra que seu trabalho não seja só elogiado pelo cafezinho que oferece...a não ser que você tenha uma cafeteria, é lógico!

Nenhum comentário: