sábado, 25 de abril de 2009

Melhor prevenir do que remediar

Quando falamos em crise pensamos em um momento crítico, onde tudo aquilo que construímos pode vir abaixo. Também associamos esses períodos à confusão, demissão, quebra de corporações. Enfim, as crises estão relacionadas somente às coisas ruins. Pelo menos é o que a mídia mais ressalta.
Mas uma coisa é certa, elas vão e vem e se não tiver o mínimo de prevenção, sua empresa, sua imagem, seus produtos, correm o risco de não sobreviver. Pesquisas mostram que 43% das empresas despreparadas, que atravessaram grandes crises, nunca reabriram seus negócios e 29% fecharam as portas dois anos depois.
O gerenciamento de crises começa antes mesmo dela aparecer. Um preconceito é achar que só atinge organização de determinado porte. Não! Ela pode ser prevenida em qualquer empresa, seja pequena, grande ou média. É claro que com proporções diferentes, levando-se em conta tipo de produto, clientes, abrangência de atuação. Mas o importante é planejar, identificar os possíveis riscos e ter um plano emergencial para rapidamente informar e envolver os colaboradores em ações de prevenção ou de contenção. A agilidade, em tempos de crise, é primordial para reverter a situação ou até mesmo tê-la a seu favor e isso só acontece se já houve um planejamento anterior a ela.
Outro preconceito com relação a esses momentos é recuar ou até mesmo cortar investimentos em comunicação, como se fosse algo supérfluo, desnecessário. Basta lembrar a reação de cada qual quando encontra na rua, numa festa, alguém que não conhece, mas como sempre a vê nos meios de comunicação, sente-se impelido em cumprimentá-lo, porque a sensação é que sempre conversam e se veem. Essa é a "sensação" que não se pode perder, pois é um referencial que em períiodos de contenção, onde todos estão na situação de repensar onde aplicar, se a empresa ou produto "se esconde", deixa de ser uma opção de negócio.
É preciso ter a crise a seu favor e nesse momento muitos setores podem ter a oportunidade de aparecer. Serviços e até mesmo alguns produtos podem ser lançados, aproveitando a brecha que o mercado pode ter proporcionado.
Apesar do planejamento, infelizmente, as crises poderão aparecer, mas as atitudes já delineadas serão tomadas com mais segurança, confiança e isso faz toda a diferença na recuperação da empresa. Detalhes como ter um porta-voz já treinado e que esteja a par dos fatos para falar com a imprensa, um plano emergencial, envolvendo todos seus públicos, como os colaboradores, fornecedores, comunidades no entorno da organização, podem contar a favor da imagem e demonstrar um real envolvimento em encontrar soluções que beneficiem a todos.
É importante que perceba que as organizações que valorizam o planejamento não só enfrentam menos crises, como também são mais lucrativas. Consequentemente, o gerenciamento de crises não é somente a coisa certa a se fazer, mas é bom para o negócio.

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