sábado, 6 de março de 2010

Carpe Diem

Tem vezes que a gente faz um balanço da vida!

Hoje a primeira coisa que fiz foi admirar o céu em seu azul rosado do amanhecer e pensar em como sou feliz em fazer parte da vida e a primeira coisa que fiz ao acordar foi rezar um Pai Nosso, saudando o dia e agradecendo por ele!

Na verdade deveria fazer isto mais vezes e hoje especialmente, é impossível não parar para pensar na vida depois de tantas emoções que tive nestes últimos dias! Alegrias e tristezas! Ganhos e perdas! Festas e óbito!

Mas este é o movimento da vida! Há muitos anos escrevi que se a vida fosse estável estaríamos mortos, pois o único movimento para frente, em linha reta, é quando o cardiograma aponta que estamos mortos! O mais são movimentos - ondulados, de preferência, ou, inevitalvemente: pontiagudos... mas é movimento, é vida!

E neste balanço dos últimos dias, posso dizer com certeza que sempre vivi intensamente meus dias! “Carpe diem”, muitos falam e se emocionam ao ver esta forma de vida em filmes e poemas, mas são poucos que podem dizer que vivem esta filosofia. EU POSSO!

Aprendi a acreditar em mim e em meu potencial. Aprendi a esconder meus medos para que eles me motivassem e não me paralisassem. Aprendi a “amar as pessoas como se não houvesse amanhã”, já diz a canção. O resultado disto tudo é uma vida cheia de movimentos e prazeres. Construída em cima de MUITA batalha, aplausos e críticas.

Já ouvi um ditado que diz que o bom marinheiro não se faz em águas calmas, pois apesar de amar caiaque e me impressionar como já devo ter vivido sobre a água em outra vida, tenho certeza que minhas águas não foram calmas.

Estou embarcando em outra etapa de minha vida, em outro momento. Na maravilhosa e inesquecível celebração da formatura de minhas filhas, muitos amigos e parentes queridos me falaram que estava encerrando uma etapa de quatro anos. Pensei: não são quatro anos...é a vida de meus filhos, 25! Assumi meus filhos praticamente sozinha. Nadei contra a maré de muitos e fico imensamente feliz em saber que sou realizada! Tive que boiar e aprender o movimento das correntezas, mas sou realizada!

Meus filhos encaminhados em suas escolhas me deixam mais do que orgulhosa, vitoriosa! Tenho certeza que terão seus tombos e escaladas e que SEMPRE estarei por perto com a mão estendida ou uma palavra virtual, se estiver distante!

Minha profissão batalhada e suada com muito esforço. Mais de um emprego para poder manter os três filhos num padrão que pudessem se assemelhar aos primos e amigos. Trabalhando mais de oito horas diárias nos últimos anos e ainda sendo voluntária em ONG e Sindicato. Lecionando à noite e participando intensamente do que meus amados filhos viviam, fazendo escaladas, acampando, vendo filmes, cozinhando, lendo, viajando...um cuidando do outro, como nas férias onde descobri na volta, que os três fizeram uma escala para me fazer companhia! Ou ontem, na formatura, que combinaram que um dos três seria responsável pela volta do baile pra eu poder viver intensamente este momento tão significativo para mim!

Tenho amigos que já seguraram muito minha mão, que me mostraram caminhos e me tocaram o ombro por vários motivos. São eles os parentes escolhidos para a caminhada e como fazem falta quando não podem estar por perto...

Vivi amores que me mostraram que a vida não é feita só de suor pelo trabalho! Como disse certa vez ao meu maravilhoso amigo Roberto Freire - a quem devo muito de minha vida e sempre tive admiração na adolescência e o imenso prazer em ser sua amiga num dos momentos mais difíceis de minha vida que foi quando me separei - se eu escrevesse um “Ame e dê vexame”, venderia tanto quanto o dele...pura pretensão, é óbvio, mas fico feliz em ter belas histórias.

Enfim o rito de passagem da formatura de minhas filhas gêmeas não foi delas, foi meu. Sou a mulher mais feliz do mundo e hoje nasço de novo para a vida! Um novo caminho a trilhar, novos projetos de vida para realizar. Tenho muito por realizar e já estou com as mangas arregaçadas. Em outro ritmo, com outro fôlego, mas estou preparada para esta nova vida e fico feliz em saber que tenho muitos que já estão comigo nesta trilha e ainda encontrarei pessoas e situações fantásticas e desafiadoras. Que meus medos sejam de cautela e não me paralisem!

Altos e baixos...esta é a vida e fico feliz de estar nela de passagem, mas uma passagem intensa com Deus que me guia e ensina todos os dias! Obrigada Deus, pela oportunidade de viver!

4 comentários:

Andréa Queirolo disse...

chorei lendo seu texto!! você é maravilhosa, incrível, sensacional!! sempre me espelhei em você, te admiro muito!!

Unknown disse...

chorei ao escrevê-lo, minha querida! Seja muito feliz, você também merece!!! beijo

Unknown disse...

Amiga,
Fiquei profundamente emocionada lendo seu texto. Acompanhei um pequininho tempo de sua vida perto da grandeza dela. Parabéns guerreira pela sua postura diante da vida. Realmente é verdade que se colhe e que se planta. Deus abençoe você e seus filhos. Te admiro muito! Grande beijo
Marcia

Priscilla Oliveira disse...

Priscilla Oliveira

Oi gostaria de expressar a alegria que sinto em te conhecer, hoje vc através das suas sábias palavras me dispertou para uma mudança de vida, adorei seus textos li todos aqui disponíveis é incantador, vc é fantástica, amanhã continuaremos a ter oportunidade de estar com vc através da sua palestra. Parabéns pelo grande ser humano que é.