domingo, 21 de março de 2010

Didática e conteúdos em sala de aula

Quantas vezes, em sala de aula, a gente se pergunta por que estamos aprendendo determinado tema... Quantas vezes a gente opta por um curso por causa do nome do professor, um profissional reconhecido no mercado...
Essas reflexões são necessárias e cada vez mais válidas, principalmente porque temos outros meios que concorrem com a aula presencial, que são os meios virtuais disponibilizando informações e “ditando regras”.
Concordo que o aluno pode ir até o Google, por exemplo, e conseguir as informações. Porém, devemos sempre questionar se o que está na rede é verdadeiro, pois já há essa discussão de que muitas besteiras são escritas e estão sendo usadas como referência.
Penso que justamente aí pode estar nossa reflexão do que fazer com os alunos, com relação à educação.
Que haja um questionamento e uma verificação sobre a veracidade do que está nos meios virtuais antes de usar como referência. Tomar cuidado para não serem citados como se fossem os donos da verdade, sem uma investigação e análise do conteúdo, podendo, sadiamente, ser questionado – fato que ocorre também com alguns veículos de comunicação formal, algumas revistas, que ditam regras sociais sem serem questionadas.
Ainda falando da educação formal, que os professores baseiem seus conhecimentos teóricos com suas experiências e tragam "cases" para enriquecer ainda mais as aulas, já que o conhecimento "frio" eles podem buscar nas redes virtuais.
Creio que as aulas à distância ou mesmo as redes sociais não substituirão as aulas presenciais em 100% dos casos, pois os alunos não buscam só conhecimento, buscam também relacionamento e rede de negócios(network) e inclusive aceitação social, fazendo parte de um grupo.
E como professores, devemos utilizar as novas ferramentas virtuais, pois elas fazem parte do dia a dia do profissional que está em sintonia com o mercado em que atua, mas não podemos deixar de respeitar o aluno e procurar adequar a comunicação com o referencial dele, do contrário faremos o mesmo papel de descarregar informações e não sei se seremos tão atraentes quanto os meios virtuais!
Por isto ainda sou a favor da aula presencial, mas que utilize de todos os meios para poder concorrer de forma atrativa com outras fontes de conhecimento, inclusive com o prof. Google – como Claudiane, diretora do Cepdap, chama.

Um comentário:

ANA PAULA DE CARVALHO disse...

Concordo que o meio virtual ainda é "frio", não tem contato pessoal e nem troca de experiências, ao contrário do que a sala de aula tradicional oferece. O crescimento não se faz sozinho, mas em conjunto com outras pessoas, daí o sentido de se viver em sociedade e o que praticamos em sala de aula é um exemplo disso. Parabéns pelo artigo. Beijo