segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O que bolinho de chuva, gato e tricô tem a ver com inovação

Já imaginou fazer tricô com um gato ao lado? Não imaginou?...então não tem gato...porque não tem como fazer tricô com gato ao lado. Bem, ter tem, mas fica um ponto apertado, outro frouxo, uns dois que se perdem e tem que se buscar correndo pra não perder mais outros....sem contar que lã escura, nem pensar se o gato tiver pelagem clara, senão a malha já fica mesclada.
Oras bolas, pois fazer tricô com um gato ao lado é que nem querer inovar com uma criatura ao lado duvidando de tudo e mais um pouco. Fazer a gente faz, mas o estresse e os pontos que podem passar sem a gente perceber ou apertar porque tem medo de perder, é igualzinho no tricô.
Dizem as pesquisas, principalmente a do Global Entrepreneurship Monitor (GEM)que o Brasil é um dos países mais empreendedores. Ainda, infelizmente, esse número representa empreendedorismo por necessidade e não por oportunidade. Mas também se diz que o Brasil é um dos países que menos inova....
Sem me aprofundar, considero que um dos obstáculos da inovação é a forma de gestão que eu chamo de "gestão do medo" porque ainda temos gestores que fomentam a competição negativa entre seus colaboradores. Isto acaba gerando um clima organizacional terrível onde se perde mais tempo na discussão do que foi feito de errado ou pior ainda, de quem fez errado, do que na busca da solução.
Cruzes! É exaustivo!
Já foi feito errado, agora rápido, encontre a solução e não a punição. É claro que numa gestão de crise ou nem precisa tanto, é preciso perceber onde está o erro e o que aconteceu, mas pra avaliar resultados, arrumar rumos e não pra dar de dedo na cara de ninguém.
Oras, chá com bolinho de chuva é uma delícia e falar amenidades também, mas desde que seja fora do horário do expediente e não prejudique ninguém, como indivíduo e como profissional.

Nenhum comentário: