sábado, 8 de agosto de 2009

Líder e Ego


É incrível perceber ou até mesmo não perceber a diferença entre liderança e ego. O líder entra em conflito, muitas vezes, com o próprio ego.
A direção não é aquela, a tomada de decisão é equivocada e os liderados até conseguem perceber a falha e compreender o que se deve fazer, planejar ou assumir para contornar o erro e vencê-lo. Mas o ego do líder atrapalha e ele não tem a humildade em ouvir e rever suas decisões com os liderados. O que se percebe é o ego falando mais alto.
Líder não é aquele que dita as regras o tempo todo; não é aquele que sabe todas as respostas. Liderança é pensar na sobrevivência, no bem estar e na produtividade da equipe. É claro que não pode desviar do objetivo ao qual o grupo foi estruturado, seja desenvolver um trabalho, obter lucro, vencer o concorrente. Mas a que preço? É este “canibalismo” que eu condeno.
Quando o líder não consegue perceber que seu ego está interferindo em seus resultados e não consegue ouvir o grupo e nem deixar que sua intuição ou sua experiência lhe digam que é hora de colocar o ego na gaveta e ouvir o que seus aliados têm a dizer, pode estar colocando todo um projeto ou mesmo uma empresa, em perigo.
O líder não precisa saber a resposta, mas tem a obrigação de saber onde ou com quem poderá buscá-la. Ouvir os liderados e descobrir que eles sabem o que pode ser feito e considerar sua opinião e conhecimento não só pode salvar o projeto, como pode motivar a todos que participem e se envolvam. Pode, inclusive, ser um aprendizado de como verdadeiramente trabalhar em equipe. É um exercício. Vá lá: ouça, pergunte, delegue, experimente compartilhar. Verá que sua carga na liderança ficará mais leve, mais prazerosa.
O verdadeiro líder vai à frente sem medo de revezar. O que tem medo do revezamento é aquele que usa o cargo como seu bastão na caminhada e não o seu conhecimento.

(artigo que publiquei nesta semana, no jornal de Cascavel, minha terrinha de origem, O Paraná)

Nenhum comentário: