segunda-feira, 18 de maio de 2009

Por que na era da informação ainda não sabemos nos comunicar

Num período de tanto acesso às informações, a comunicação ainda é um dos maiores problemas dentro das empresas. O próprio excesso já é um problema grave porque não se tem prioridade e tudo vira prioritário.
Comunicar é estar atento ao outro, é se ocupar em planejar formas de dizer, de mostrar, de apresentar algo ou alguém, se preocupando com quem está ouvindo, lendo ou observando. “Comunicação não é o que se diz, é o que o outro compreende”, não me canso de repetir essa frase.
Quando falamos de comunicação corporativa, minimizamos pensando somente nas ações em publicidade e assessoria de imprensa. Loja gelada, mal iluminada, colaboradores desmotivados, lideres que gestionam pelo medo, comunicações que induzem ao erro e contra a imagem da empresa, momento inadequado de comunicar algo aos stakeholders, ressaltar o negativo, papelaria sem identidade, vitrine mal organizada,são exemplos que isolados ou pior ainda, repetidos, podem acabar com os negócios de uma empresa, não importa de que tamanho ela seja. Aprender a tomar partido das boas técnicas de comunicação, ressaltar o que a empresa tem de bom, potencializar a oportunidade que tem pra falar na imprensa, racionalizar os investimentos em comunicação, descobrindo com quem fala, com quem negocia, também são detalhes de uma boa comunicação corporativa. Detalhes essenciais, diga-se de passagem!
Neste sábado, dia 23, ministrarei um curso de curta duração, dois sábados, sobre como identificar e contornar essas situações, no ISAE/FGV, em Curitiba.
No dia 27 de maio, estarei em Foz do Iguaçu falando pra um grupo de universitários e empresários, sobre o tema. Já em 10 de junho, será a vez de Toledo e Cascavel. Na semana passada ministrei uma palestra para alunos do Centro Europeu.
Também participei de um debate na TV Sinal sobre o tema. Lá estavam o amigo Marcos José Zablonski, professor na PUC, e Ernani Buchmann. Assista, clique...tvsinal.com.br
Marca Paraná - Comunicação Empresarial (06/04)

Reflita: em tempos de crise, saber o que se faz é uma grande diferença nos resultados e como aplicar sua grana! Se planejando já são cometidos erros, imagina sem planejamento...."pesquisas mostram que organizações que valorizam o planejamento não só enfrentam menos crises, como também são mais lucrativas. Consequentemente, o gerenciamento de crise não é somente a coisa certa a ser feita, é bom para os negócios" (Sobreviva à crise, manual escrito por Karin Villatore e eu, lançado agora em março).

4 comentários:

Anônimo disse...

Sulamita,
Bom dia> Boa semana. Continue espargindo luzes. E Estímulos à reflexão.
Se aprendermos a pensar. Aprenderemos a nos comunicar.

O atual mundo de intensas, rápidas, freqüentes informações.
Permite que se copie. Que as pessoas se informem.

MAS, DESESTIMULA PENSAR. PENSAR DÓI. MAS É RACIONAL.
Pensar nos faz questionar.
As manipulações que nos submetem e escravizam nos impedem de pensar.
Então copia-se todo lixo de informações. Sem questionar.
Pensar é um forma de conquistar autonomia e independência.

“Comunicação não é o que se diz, é o que o outro compreende”.

Abraços fraternos,
Antoninho Caron

Anônimo disse...

olá Sulamita,faço comunicaçao social e estarei lhe prestigiando no dia 27 em foz do iguaçu.
“Comunicação não é o que se diz, é o que o outro compreende”
um abraço

Jenny So

Unknown disse...

que ótimo, Jenny So.
Só preciso esclarecer que esta frase náo é minha. É do LUla, antes de ser presidente.
Espero fazer bonito em Foz e compartilhar o que sei!!!
Espero te ver!
Abraços

Unknown disse...

Rogério Mendes

Parabéns pelo Blog. Muito interessante sua viagem a Amazônia.

Sucesso sempre.

Abraço