terça-feira, 12 de maio de 2009

Arrepios noturnos


Aqui é o "corredor" que vai pro meu apartamento no hotel, na selva. Confesso que atravessar esse pedaço à noite, sozinha, dá um certo arrepio...você vai passando e escutando bichos pulando na água, barulho de folha onde provavelmente um camaleão ou outro bicho se escondeu....
Uma noite eu disse ao Rildo, meu guia, que não precisava me acompanhar porque queria ver a Lua, que estava cheia, lá no trapiche da recepção. Bem, fiquei um tempo, mas como estava só, resolvi voltar pro apartamnto e não dei boa noite a ninguém, porque estavam no restaurante rindo e se divertindo. Lá pelas tantas eu senti minha cabana balançar. Sentei rápido na cama. Como eu ficava num lugar mais distante da recepção e com um corredor desses que ia exclusivamente pra minha cabana, quando ela balançava era por dois motivos: ou vinha alguém ou um bicho mais pesadinho, feito tudo quanto é bicho que minha imaginação podia imaginar porque nunca tive coragem de abrir a porta pra espiar (hehehe)! Bem, era o Rildo e mais o gerente do hotel preocupadíssimos porque foram até o trapiche e não me encontraram. Procuraram por toda parte e não me acharam!
Mais uma vez senti o que é uma viagem de aventura, pois existe sim a possibilidade de algo desastroso acontecer... noutro dia,por exemplo, eu não vi, me contaram, a macaca chamada Lilica (que vive por alí atazanando os turistas e funcionários do Juma) foi brincar numa passarela dessas com um tucano. A pobre ave se desequilibrou e caiu...embaixo tinha um jacaré que a abocanhou! acho que foi isto que pensaram naquela noite...que o jacaré tinha me abocanhado!
É um ótimo exercício de superação, mas também de compreender que estamos em terreno estranho, por isto, mesmo pra quem sempre foi acostumada a peitar um monte de coisas da vida, sozinha ou quase que sozinha...tem que aprender que depende da experiência e conhecimento do outro. Tem que admitir que o outro faça por você. É hora de ser servida!! Como diz minha terapeuta: tenho que aprender a ser frágil!! que na verdade sou, mas fico dando uma de fortona!! sei lá... rsrs...

4 comentários:

Sonia Potrich disse...

Sula... concordo contigo que é um ótimo exercício de superação andar sozinha na selva à noite, atravessar um trapiche escuro e úmido na companhia de várias espécies de animais que você nem fazia idéia, ou melhor, fazia sim! Durante a travessia, com certeza, lembrou de jacarés, cobras, piranhas... hahaha

Olha, ter o privilégio de contemplar a lua cheia na selva amazônica não é para qualquer um, mas confesso que eu não faria isso sozinha!

No entanto, é como falei no post anterior, é uma experiência indescritível. É só estando lá para sentir e entender o que você relata no texto. Que, aliás, isso é apenas um excerto de tudo o que você vivenciou. Parabéns!

Unknown disse...

minha amiga...ir sozinha não foi planejado...só planejei a lua cheia (não só pela beleza mas principalmente pela claridade que eu teria no meio da mata), mas ir sozinha não planejei, ou meus amigos preferiam ir em outra época porque estavam trabalhando etc e tal ou ir pra Paris (que também acho apaixonante)- hehehe!
aí tive que ir sozinha, o que foi uma super experiência pra quem trabalha com comunicação, porque o silêncio e a observação apuram os sentidos!
Mas conheci pessoas bem bacanas por lá! e me comunicar com pessoas de outras culturas, que não falavam nada de português...foi interessante!
Bjs. Obrigada por acompanhar os relatos de minha aventura!

Francinne disse...

Muito legal!!! Muito mesmo. Penso que também dou uma de fortona que nem você. Hm. Um dia a gente aprende!

Unknown disse...

tomara que seja antes da minha idade!...cansa...
bjks