terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Parabéns Carmem Miranda




Hoje Carmem Miranda estaria fazendo 100 anos! estou completamente sem tempo pra escrever, mas achei importante lembrar pra quem de vez em quando circula aqui pelo meu blog.


Sei que ela foi ridicularizada pela crítica de que projetou uma imagem do Brasil esteriotipada, até eu já pensei assim. Atualmente me emociono quando a ouço e a vejo nos documentários e filmes (me recordo muito de minha mãe cantando suas músicas). Mas hoje, reconheço que ela projetou nosso país lá fora, com bananas na cabeça, com ritmos quase nossos ou exageradamente nossos... Me lembro do Zé Carioca, lembram de um desenho com eles dois? Viram? Por mais que ela tenha chocado e imagino o quanto chocou naquela época, hoje penso de outra forma! Ela mostrou um país diferente, cantou em nosso idioma e causava frisson! Melhor do que hoje. Só lembram dos brasileiros relacionando nosso povo com criminalidade, bunda de fora, sacanagem... Tanto que quando nós, mulheres brasileiras, estamos lá fora, somos assediadas como se fossemos esse esteriótipo horrível!
Parabéns pelo seu aniversário Carmem Miranda!

Nenhum comentário: