segunda-feira, 25 de abril de 2016

Marketing pessoal, afinal, o que é isso...

Muitos ainda acreditam que Marketing Pessoal é simplesmente cuidar da aparência e tudo bem. Este é um dos itens, mas é muito mais. O mercado, seja para quem deseja permanecer em seu emprego e crescer nele, como para quem se projeta com uma empresa, seja individual ou uma organização maior, exige cada vez mais dos profissionais. Precisa cuidar de sua aparência sim, mas ela não é somente o externo, saber o que vestir ou como se comportar socialmente. Marketing pessoal é sua saúde, seu conhecimento, enfim, seu conteúdo, além de sua embalagem. Um profissional de sucesso hoje precisa reconhecer seu entorno e aprender a identificar oportunidades. É a tal da metacompetência que volta e meia destaco. Precisa conhecer de sua área, mas precisa conhecer sobre seres humanos. Necessita aprender a se relacionar e isso não quer dizer sair por aí falando pelos cotovelos, mas aprender o convívio e o respeito pelas diferenças, inclusive se beneficiando pelos multimeios atuais, que permitem que você intensifique suas relações. Pra fazer marketing pessoal é necessário que você tenha um plano de ação para sua carreira profissional. Como nos planos de marketing empresarial, é importante que identifique seus pontos fortes e fracos de sua marca. Faça um plano de ação para agir. Precisa de mais conteúdo? Procure cursos, livros, palestras, companhias de amigos e de profissionais que possam ajudar a acrescentar conhecimento. Descubra grupos de sua área e se associe a eles. Precisa de espiritualidade? Procure estar em contato com a natureza, com ações sociais, com uma religião ou com uma entidade que estude espiritualidade sem necessariamente ser uma religião. Agir com profissionalismo e ética. Agir com engajamento e confiança em você mesmo, pra não desistir de seus planos. Esse seu melhor marketing pessoal em qualquer tempo, confiar em você. Boa sorte!

Nenhum comentário: