sábado, 14 de agosto de 2010

Perda de tempo


Dia desses me levantei e me organizei pra trabalhar em casa naquela manhã. Estava com a agenda lotada de compromissos, mas que poderiam ser administrados de meu escritório.
Mas não é o caso. O caso é dizer o quanto de tempo jogamos no lixo com o computador.
Tomei meu café tranquila, molhei as plantas, limpei as caixinhas de areia dos gatos, peguei uma última xícara de café pra tomar na sacada olhando o movimento da cidade e rememorando minha agenda e o que deveria fazer. Feito este ritual, me ajeitei em frente ao computador... Foi aí que aquele capetinha da orelha não sei se da direita ou da esquerda, me assoprou: “veja antes seus emails”. Abri, li, a maioria eram spams. Entrei no Facebook, dei uma olhada rápida no Instagram, curti alguns posts, parei pra ler outros
Me ajeitei novamente pra começar meus relatórios, quando pensei em deixar o FB aberto.
Me ajeitei mais uma vez em frente ao computador e já no primeiro parágrafo, buscando uma palavra que se encaixasse melhor no texto, abri – quase que instintivamente – o FB. Percebi o tanto curtidas e pensei, nossa, em tão pouco tempo... Foi quando vi que tinha uma pessoa que eu não via há muito tempo, me solicitando para eu adicioná-la. Aceitei sua solicitação e resolvi entrar em sua página pra ver o que estava fazendo, quais seus interesses e acabei entrando na lista de amigos e – "puxa, que legal, está seguindo esta pessoa, vou entrar pra ver". Uma coisa puxa a outra até que acordo de meu transe digital com aquele capetinha de não sei que orelha, às gargalhadas.... Duas horas, isto mesmo: duas horas perdidas de minha vida! Fiquei nesta brincadeira por duas horas!
Considero como horas perdidas e fofocas digitais, porque comparo com pessoas que trabalham em empregos formais, em que a pessoa perde minutos ou horas preciosas tomando cafezinho, fumando lá fora ou andando pelo escritório e se for computar como resultado de trabalho, não levou a nada. Situação semelhante aqui, pois estas duas horas que fiquei vagando pelas mídias digitais, só roubaram meu tempo...
Perdi a manhã. Na verdade, o dia, porque a tarde a agenda já estava comprometida fora de meu "home sweet office"... Peguei pesado, pessoal, é claro que aprendemos muito com as mídias digitais, mas precisamos ter disciplina e foco. Do contrário, realmente, perdemos tempo e esse é atualmente um de nossos bens mais preciosos.

Nenhum comentário: