sábado, 23 de janeiro de 2010

Uma imagem vale por mil palavras?


Estava aqui pensando cos meus botões - apesar de estar sem nenhum neste momento - por que as empresas investem em seus jornais internos ou de relacionamento com seus públicos – clientes, fornecedores etc?
É bacana as empresas pensarem comunicação, um monte de gente aprender a mexer nos recursos de informática e deixar seus “comunicados” mais apresentáveis. Mas o prejudicial é fazer isto sem nenhum conhecimento do que quer alcançar como resultado.
Neste momento vou me ater a falar um pouco mais dos jornais de empresa (sejam impressos, sejam virtuais).
Existem alguns deles que não sabemos qual sua finalidade e mais parece que é para cumprir um papel nem sempre planejado, fazer por fazer, porque todos fazem. Ou é verba mal administrada ou é uma baita boa vontade, mas de “boa vontade o mercado está cheio”, já poderíamos parafrasear um certo ditado. Mas cheio no sentido de cheio de coisa mal feita..."bonitinho mas ordinário”.
A linguagem inadequada pode criar distanciamento ao invés de aproximar. As imagens forjadas podem parecer falsas - ops, são falsas.
Hoje até se pode questionar se uma imagem vale por mil palavras. Acho que em muitos casos nem dá pra medir. O tal do photoshop fazendo as pessoas ficarem mais perfeitas, mais magras, mais gordas, mais novas, cria distanciamento porque se aquela pessoa noticiada aparecer “distorcida” em uma imagem de veículo interno, que relacionamento é este? A base do relacionamento, da parceria, é a verdade, a transparência, a confiança.
“Só defendemos o que amamos; só amamos o que conhecemos”. Vale a pena pensar nesta frase quando fizer um projeto de relacionamento onde for usar ferramentas de comunicação como estratégia. Ah sim, escrevi isso porque a diretora de uma grande empresa certa vez pediu que os funcionários fizessem parecer mais magra em uma foto no jornal interno... e no dia a dia, como os colaboradores a percebem? O que eles falam quando veem que sua foto não é real?!

3 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante Su! reflexão bem v´lida nos dias de hoje. A imagem não é nada mais que um complemento da noticia. Há tempos deixou de informar. com tanta manipulação por ai as pessoas questionam as imagens reais e aceitam as manipuladas. Mais o fato que hoje as noticias sem imagem deixam o texto pesado e a comunicação vai por água abaixo.
Por que no imediatismo que vivemos, as pessoas engolem com farinha qualquer imagem que ilustre meramente a noticia.
Fui comentar e fiz quase outro post hehehehe
saudades
um beijo

Fábio Kiil disse...

Olá Sula!
Pois bem, como jornalista o que mais fiz até hoje foram vários informativos. Porém, desde sempre (mesmo que no processo do aprendizado constante a cada edição, cada cliente, perfil etc, o mote para a resultante desse produto que cmo vc disse "funciona ou não nas empresas", sempre foi planejar para bem servir e jamais imagens manipuladas e em excesso. Sempre a dose certa.
E em vias de iniciar um novo informativo que ainda está cru com demanda de pauta, planejamento, etc... veio bem a calhar seu comentário.
Em nossa área, observar, refletir, trocar informações pertinentes à qualificação de um produto jornalístico é no mínimo inteligente.
Sucesso e até...
Fábio Kiil

Unknown disse...

Muito oportuno seu texto (pra variar, sempre em boa hora), minha vontade era repassá-lo agora para algumas pessoas, mas vou guardar as reflexões, digerir e repassar em doses homeopáticas. Muitas vezes a vontade é aplicar a injeção na veia (adoro meu autocontrole, rsrs).
Obrigado pelas leituras, desejo que continue sempre nos privilegiando com seu conhecimento.
Abrçs,