segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Gestão de Crise na Isto É Dinheiro

Isto É Dinheiro me procurou para uma matéria sobre a Uniban. Saiu neste fim de semana.
Foi uma análise de situaçoes de prevençao e gestáo de crise.
Além do que foi publicado, me lembro que o que mais ressaltei é que o sempre falo, que as possibilidades de uma crise devem ser pensadas antes dela acontecer. Desta forma é possível organizar um comitê gerenciador de crises, que conseguirá analisar qual a melhor forma de agir.
Na hora em que o acidente ocorre é muito mais complicado se ter cabeça fria para qualquer tipo de decisáo. Por isto que deve ser pensada antes.
Assim como, depois que já aconteceu o que se precisa é ter consideraçao pelo fato, organizar a forma de comunicar, buscando subsídios nos valores que a empresa defende.
É preciso que tenha um único discurso, por isto o primeiro público a quem se deve satisfaçao é o interno. Paralelamente a empresa deve expor sua posiçao à sociedade, baseada nos valores da própria empresa - afinal ela foi pensada na hora do planejamento.
É preciso também, antes de sair falando sem análise alguma, que seja lembrado aqui que estamos em tempos de globalizaçao, onde a intolerância deve ser muito, mas muito, mas muito mesmo analisada, pois a diversidade é grande! O fio do certo e errado hoje em dia é muito mais tênue, pois leva em conta de que lado se analisa. O que é positivo, pois a sociedade deveria ser mais flexível e resiliente.
Bem, acho que náo foi o que aconteceu com Uniban! Agora, infelizmente, o trabalho de reconstruçao de marca deles será enorme!

Nenhum comentário: